28 de junho de 2014

Tangram

06 DE MAIO – “DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA”

O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, de acordo com Lei nº 3.482/2004 aprovada pelo Congresso Nacional em 2004, de autoria da Deputada Professora Raquel Teixeira. Essa data foi escolhida pois no ano de 1895 nasceu Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Quem foi Júlio César de Mello e Souza?


  • Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 06 de maio de 1895.
  • Seguiu o ensino fundamental e médio nos colégios Militar e Pedro II no Rio de Janeiro. 
  • Formou-se como professor pela Escola Normal e depois engenheiro pela Escola Nacional de Engenharia.
  • Lecionou em diversos estabelecimentos como o Colégio Pedro II, a Escola Normal e na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Escreveu alguns livros didáticos de matemática e o “Dicionário Curioso” e “Recreativo da Matemática”.
  • Faleceu aos 79 anos no dia 18 de junho de 1974 vítima de um ataque cardíaco.


Ele usava o pseudônimo Malba Tahan porque um jornal havia rejeitado seus contos quando ele os assinou com seu verdadeiro nome. Então ele passou a adotar um nome falso  para  fingir  que  era  um  escritor  de outro país. Com seu primeiro pseudônimo R. S. Slade ele conseguiu publicar uma história no mesmo jornal que já o havia rejeitado. 
Como a estratégia funcionou, ele decidiu usar sempre um pseudônimo estrangeiro. Mais tarde, escolheu Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan ou simplesmente, Malba Tahan, pois adorava escrever histórias árabes.

O que Malba Tahan fez para merecer a homenagem?

Malba Tahan escreveu mais de uma centena de livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil.
A centralidade de suas histórias está em aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões.
Entre suas obras está o romance “O Homem que Calculava”, já traduzido para doze idiomas. Nessa obra pode-se ler sobre as aventuras de Beremis, um árabe que gostava de resolver os problemas cotidianos com soluções matemáticas.
“Durante muitos anos o público acreditou que Júlio César e Malba Tahan fossem duas pessoas diferentes”.



Os números e as propriedades numéricas eram, para Malba Tahan, como seres vivos. Ele dizia que existem números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas. Como um professor ousado para a época, ele gostava de ir muito além do ensino teórico e expositivo.


Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que um monge chinês deu uma tarefa a seu discípulo, pediu que ele percorresse o mundo em busca de ver e relatar todas as belezas existentes, assim, deu a ele um espelho para que pudesse registrar o que encontrasse. Muito descuidado, o discípulo deixou o espelho cair, esse então, dividiu-se em sete pedaços de diversas formas. Com isso, ele notou que poderia construir todas as maravilhas do mundo.
Essa é uma das histórias que se conta sobre o início do Tangram, que é muito conhecido também como um quebra-cabeça ou como "7 tábuas da sabedoria". É formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).


Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
O Tangram, como jogo ou como arte, possui um forte apelo lúdico e oferece aquele que brinca um envolvente desafio. Cada vez mais presente nas aulas de Matemática, as formas geométricas que o compõem, permitem que os professores vejam neste material a possibilidade de inúmeras explorações.


MALBA TAHAM    x    TANGRAM

De acordo com Malba Taham a matemática é subdividida por "partes" como: aritmética, álgebra, geometria, mecânica e astronomia. No entanto, todas essas partes se confundem, se apoiam e se auxiliam mutuamente, assim, não há necessidade para ansiedades e fobias em seu aprendizado ou ensino.
A filosofia do Tangram é de que um todo é divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas num outro todo, como a própria concepção de Malba Tahan sobre a matemática.

Contribuição: Professor Tiago - Matemática

Nenhum comentário :

Postar um comentário